Neuropatia periférica é um termo genérico utilizado para descrever um grupoheterogêneo de doenças que podem afetar os nervos periféricos, e que pode se manifestar de maneiras distintas:
A eletroneuromiografia é o exame diagnóstico por excelência no diagnóstico das neuropatias periféricas, já que é capaz de estudar e identificar anormalidades de quase todos os nervos do corpo humano. Além disso, pode informar com precisão o padrão de acometimento – axonal ou mielínico-, a cronologia, a topografia e o prognóstico da maioria das lesões nervosas periféricas.
É fundamental que o médico assistente descreva detalhadamente a hipótese diagnóstica na solicitação do exame, já que a Eletroneuromiografia é um exame dinâmico e o protocolo do estudo é avaliado caso a caso. Também é importantesolicitar quais os segmentos (MMSS, MMII, MMSS e MMII, FACE ou outros) necessários para a elucidação diagnóstica. Nas suspeitas de polineuropatias, por exemplo, é imprescindível que o exame seja realizado nos quatro membros para a caracterização correta do acometimento nervoso, sendo que em alguns casos é necessário a amplicação do estudo inicial para segmentos adicionais (estudos autonômicos, dentre outros).
GFBF